quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como dizia Rousseau: " O homem nasce puro e a sociedade o corrompe".


Me lembro bem da primeira aula de filosofia no Ensino Médio. Era uma escola nova, cheia de pessoas novas. Minha timidez falava mais alto.
Quando a professora comentou sobre essa frase e mandou que a avaliasse-mos, eu cheguei a uma pequena conclusão no mesmo instante. E ontem, inesperadamente eu achei a folha que eu ia entregar para a professora, mas não foi possível.
Na folha estava escrito assim.
Com certeza. Nós, seres humanos, nascemos como uma "casca vazia". Tudo o que aprendemos, de bom e ruim, vem dos pais, da família e da sociedade em geral. Dessa forma, se vivermos em uma sociedade com bons constumes e bons exemplos seremos essencialmente bons. O contrário também é verdadeiro.

Como tudo neste mundo, existem as excessões, e são elas que chamam mais atenção do que o que é comum, certo? Sempre vai ter alguém que nasceu em uma boa família, com bons pais, com boa educação e cercado por pessoas "boas" que se desvirtuará. Mas como disse, essa é uma excessão à regra. No final das contas, pessoas assim que chamam mais atenção.

Para mim, esta é uma boa frase para se estudar e mentalizar. Sempre chegaremos a várias conclusões. Só depende do seu, do meu, do nosso ponto de vista !



0 Comentários:

Postar um comentário

Liberte-se deixando fluir da mente e do coração...
Palavras que me acalmam.